TY - JOUR AU - Uchôa, Aslheyde AU - Prochnow, Tania PY - 2017 TI - ESTUDO DE CASO SOBRE A DEGRADAÇÃO DO ECOSSISTEMA NO IGARAPÉ PRICUMÃ, COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 6 n. 10 (2013) KW - N2 - Este trabalho aborda a visão de alunos de 8ª série do ensino fundamental de uma escola estadual, baseados na Educação Ambiental (EA) voltada ao Desenvolvimento Sustentável (DS) e aos impactos em ambientes aquáticos. Analisasse uma situação ambiental regional e propomos ações educativas para estes impactos. Foram destacadas ações realizadas pela comunidade na região onde o crescimento populacional, expansão de atividades econômicas e o desenvolvimento de infraestruturas têm modificado de forma significativa o ecossistema e poluído o igarapé Pricumã, em Boa Vista/Roraima. O trabalho foi desenvolvido com alunos interagindo com a comunidade local. Foram realizadas entrevistas por meio de Instrumentos de Coleta de Dados, aplicados pelos alunos à população das proximidades da área em estudo. As análises e levantamentos de dados foram realizados por meios de planilhas. Como estratégia de pesquisa foi percorrida uma trilha ecológica de aproximadamente 1 km. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente e apresentados ao público em feira de ciências, concluindo-se que o mau gerenciamento dos resíduos agride o ambiente aquático e sinalizam a necessidade de políticas públicas mais atuantes voltadas a EA para o DS. A pesquisa ao ser realizada diretamente no meio ambiente dinamizou as aulas e os conteúdos, o que levou os alunos a uma maior reflexão do processo de produção de conhecimento e da aplicabilidade desse conhecimento no contexto real. Palavras Chave: Resíduos sólidos. Educação Ambiental. Desenvolvimento Sustentável. Igarapé. Trilha ecológica. Abstract: This work discusses the vision of 8th grade students from a public school, based on Environmental Education (EA) focused on Sustainable Development (DS) and impacts on aquatic environments. We analyzed a regional situation and proposed educational actions for these impacts. We highlighted actions taken by the local community where population growth, economical expansion activities and development of infrastructure modified significantly the ecosystem and polluted the Pricumã stream in Boa Vista/Roraima. The study was conducted with students interacting with the community. For data gathering we applied instruments like interviews to the local community conducted by the students. The analysis survey and data gathering we carried out by mean of spreadsheets. As research strategy we walked thought an ecological trail of approximately 1km. Data were analyzed quantitatively and qualitatively, and presented to the public in science fair, concluding that poor management of waste harms the aquatic environment and highlights the need for more active policies aimed at EA for the DS. The research performed directly on the environment dynamized the lessons and content, leading students to a deeper reflection of knowledge production process and the applicability of this knowledge in the real context. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/66