TY - JOUR AU - Yamazaki, Sérgio Choiti AU - Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira PY - 2017 TI - FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS ENTRE DISTINTOS HABITUS: AFINAL, QUAL A SUA IDENTIDADE? / Teacher education in science between different habitus: after all, what is it identity? JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 10 n. 22 (2017) KW - N2 - Apresentamos um problema com relação à dicotomia existente entre disciplinas didático-pedagógicas e disciplinas específicas de cursos de licenciaturas, particularmente em cursos de formação de professores de ciências naturais. Para contextualizar o problema, embasados na literatura da área de educação científica, apresentamos os resultados de algumas pesquisas a fim de identificar algumas das possíveis consequências do conflito entre essas áreas na formação docente. Utilizamos, para fundamentação de nossos argumentos, conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu, pois são noções que dizem respeito ao inconveniente social ou à complacência entre distintos grupos da sociedade. Sinalizamos ao final, uma necessária mudança de ordem estrutural e qualitativa com o objetivo de formar novos docentes que considerem as pesquisas sobre as dimensões humanas como fundamentos científicos para as práticas de sala de aula. Palavras-chave: Formação Docente. Dicotomia entre Disciplinas. Conceitos de Bourdieu. Abstract: We present a problem concerning the dichotomy between pedagogical and specific disciplines in courses of teacher training. In order to contextualize the problem, we present the results of some research of the literature of science education field, with the purpose to identify some of the possible consequences of the conflict between these areas in teacher education. We support our arguments on concepts of sociology of Pierre Bourdieu, because they are notions concerning the social inconvenience or complacency among different social groups. Highlighted a necessary structural and qualitative change in order to train new teachers who consider research on the human dimensions as scientific fundamentals for classroom practices. Keywords: Teacher Education. Dichotomy between Disciplines. Bourdieu Concepts. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/647