TY - JOUR AU - Beltrão, Isabel do Socorro Lobato AU - Dantas, Derlei Maria Corrêa de Macedo AU - Gonzaga, Amarildo Menezes AU - Barbosa, Ierecê dos Santos PY - 2017/07/06 TI - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA / Pedagogical practices: training in the undergraduate course in mathematics JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 10 n. 22 (2017) KW - N2 - O artigo visa fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica na formação do licenciando em matemática a partir dos resultados de um estudo desenvolvido com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Parintins/AM. A pesquisa foi analisada segundo a metodologia qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação e técnica da observação participante. Utilizou-se a modelagem matemática como possibilidade pedagógica para o desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas de trigonometria. O triângulo retângulo foi utilizado no modelo matemático, tendo o teodolito caseiro, como instrumento para medir ângulos. Os resultados apontam a eficácia da modelagem matemática como importante recurso pedagógico, que pode ser associado às atividades do cotidiano dos alunos podendo ser uma significativa ferramenta pedagógica da prática docente no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Palavras-chave: Formação docente. Ensino-aprendizagem. Modelagem matemática. Abstract: The purpose of this article is to reflect about the pedagogical practice in the training in the undergraduate coruse in mathematics, based on the results of a study developed with high school students attending a public school in the municipality of Parintins/AM. The research was analyzed through a qualitative methodology, focusing on research-action and participant observation technique. A mathematical modeling was used as a educational tool for the development of abilities in trigonometry problems resolution. The rectangle triangle was used in the mathematical model, with the homemade theodolite as an instrument to measure angles. The results point to the effectiveness of mathematical modeling as an important pedagogical resource, which might be associated to the daily activities of students and be a significant educational tool for teaching practice in the teaching-learning process in mathematics. Keywords: Teacher training. Teaching-learning. Mathematical modeling. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/635