%A Lima, Lúcio Flávio Freire %A Chapani, Daisi Teresinha %A Junior, Juvenal Cordeiro Silva %D 2017 %T CONHECIMENTO ESCOLAR E CULTURA POPULAR NOS CONHECIMENTOS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES A RESPEITO DOS INSETOS, NO MUNICIPÍO DE JEQUIÉ, BAHIA / School knowledge and popular culture in the knowledge of a group of students about insects in city of Jequié, Bahia %K %X O objetivo desse trabalho é apresentar e discutir os conhecimentos de um grupo de estudantes de 8° e 9° anos do ensino fundamental sobre insetos, relacionando a influência da cultura escolar e da cultura geral na constituição desses conhecimentos. Os dados foram obtidos no contexto de uma sequência didática sobre o assunto, utilizando-se dos seguintes instrumentos: questionários, entrevistas e manifestações orais e escritas dos estudantes. A análise foi realizada por meio da metodologia de análise temática de conteúdos. Os resultados corroboraram  estudos anteriores sobre a amplitude semântica do termo inseto e indicam elementos antropocêntricos e antropomórficos na base dos conhecimentos dos estudantes sobre esses animais, apontando, assim, para a importância do diálogo entre os saberes da cultura popular e do conhecimento escolar para que os estudantes ampliem seus conhecimentos a respeito desses animais. Palavras-Chave: Ensino de ciências. Ensino de zoologia. Etnoentomologia. Abstract: The objective of this study is to present and discuss the knowledge of a group of 8th and 9th graders about insects, relating the influence of school culture and general culture in the development of such knowledge. The data were collected in the context of a didactic sequence on the subject, using several instruments such as questionnaires, interviews, and oral and written manifestations of the students. The analysis was carried out through the methodology of thematic analysis of contents. The results confirm previous studies on the semantic range of insect term and indicate anthropocentric and anthropomorphic elements on the knowledge basis of students about these animals, thus pointing to the importance of dialogue between the popular culture knowledge and academic knowledge, in order to the students expand their knowledge about these animals. Keywords: . Science teaching. Teaching of zoology. Etnoentomology. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/628 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 23-34%V 10 %N 22 %@ 1984-7505 %8 2017-07-05