%A Azevedo, Rosa %A Gonzaga, Amarildo %D 2017 %T AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL %K %X Neste trabalho discutimos as contribuições das novas tecnologias como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental, tendo como foco a prática pedagógica mediada pelo professor. Para tanto, sustentamos o trabalho com uma pesquisa bibliográfica em relação às possibilidades de uso dessas tecnologias no cotidiano escolar, e uma pesquisa empírica, onde se buscou identificar como os professores de escolas vêm utilizando tais tecnologias para ensinar Ciências. A pesquisa revelou que as novas tecnologias podem se constituir como recurso pedagógico capaz de otimizar o Ensino de Ciências. No entanto se observou que, a despeito da inclusão das novas tecnologias no cotidiano escolar, o Ensino de Ciências se mantém pautado na transmissão, aos estudantes, dos conhecimentos científicos já elaborados, a partir de uma prática pedagógica fortemente influenciada pela memorização, revelando a necessidade de se investir na formação do professor para que assuma o seu papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/375 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 80-92%V 3 %N 5 %@ 1984-7505 %8 2017-05-15