TY - JOUR AU - Sobrinho, Roberto PY - 2017/05/15 TI - INFÂNCIA INDÍGENA: AS CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ COMO PRODUTORAS DE CULTURAS JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 3 n. 5 (2010) KW - N2 - O presente artigo consiste na apresentação dos resultados da pesquisa realizada junto à comunidade indígena da etnia Sateré-Mawé que se localiza em uma área urbana na cidade de Manaus, tendo como sujeitos um grupo de 12 crianças entre 04 e 12 anos que durante 08 meses foram nossas interlocutoras e nos evidenciaram, através de diversas linguagens, como elas vivem e constroem suas culturas da infância, tendo tanto os elementos tradicionais da cultura de seu povo como as diversas influências do meio urbano, elencados nos seus jeitos de viver a infância. O texto reflete juntamente com as crianças a importância da valorização da cultura Sateré-Mawé, através das brincadeiras, dos rituais, das músicas tradicionais e da língua, e como neste “entre-lugar” – o espaço urbano – são construídas estratégias para garantir o jeito de ser criança, de ser Sateré-Mawé e ainda de se relacionar com o “mundo” e a escola do “branco”. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/371