TY - JOUR AU - Lacerda Junior, José AU - Zacarias, Elisa AU - Higuchi, Maria Inês PY - 2017/05/09 TI - A RELAÇÃO CRIANÇA-AMBIENTE COMO RESULTADO DE VIVÊNCIAS, PERCEPÇÕES E APROPRIAÇÃO / The relation child-environment as result of experiences, perceptions and appropriation JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 10 n. 21 (2017): Número Especial KW - N2 - A interação da criança com seu entorno físico vem sendo discutida com mais intensidade no contexto contemporâneo convocando a construção de práticas e reflexões sobre o tema. Nessa perspectiva, esse artigo problematiza a relação criança-ambiente a partir das categorias espaço, percepção ambiental e apropriação. O texto remete a uma discussão no campo teórico-conceitual da relação evidenciando as crianças como atores sociais. Destaca-se o reconhecimento do espaço como elemento radical, a construção da percepção ambiental como forma reveladora do universo infantil e a apropriação social como instrumento que permite aprendizagens significativas de cuidado. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/274