TY - JOUR AU - Barros, Alessandra AU - Araújo, Joeliza PY - 2017/05/09 TI - AULAS DE CAMPO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO / Field classes as methodology for Ecology teaching in High school JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 9 n. 20 (2016): Número Especial KW - N2 - As aulas de campo constituem-se em uma metodologia de ensino que permite a participação ativa do aluno e contribui para a aprendizagem de novos conhecimentos. Além disso, desenvolve o senso crítico por proporcionar ao aluno o contato direto com o objeto do conhecimento. Deste modo, neste trabalho o objetivo foi investigar as aulas de campo como metodologia facilitadora da aprendizagem significativa em Ecologia. Como ferramenta de coleta de dados foram elaborados desenhos sobre o tema Ecologia pelos alunos sujeitos da pesquisa; um passeio por uma Trilha Ecológica e um questionário para avaliar a aprendizagem significativa em ecologia. Os resultados obtidos corroboram com nossa maneira de pensar que as aulas de campo proporcionam aos educandos a aprendizagem significativa do conteúdo de ecologia. Além de sensibiliza-los para as problemáticas ambientais e ter atitudes responsáveis em relação ao ambiente em que vivem. Portanto, as aulas de campo contribuem para a formação científica do aluno. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/249