TY - JOUR AU - Negrão, Felipe AU - Sarmento, Jackeline AU - Guedes, Virgílio AU - Terán, Augusto PY - 2017/05/09 TI - LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS / Textbooks: an analysis from trends in Education and Science Education JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 9 n. 20 (2016): Número Especial KW - N2 - Este artigo é resultado da disciplina “Fundamentos em Ensino de Ciências” do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia e teve como objetivo analisar três livros didáticos de ciências do triênio 2016/2018 de acordo com os enfoques propostos por Marandino (2002) que apresenta seis tendências para o ensino de ciências. Desse modo, apresentamos uma síntese de cada tendência, incluindo suas características e contribuições para o ensino, bem como sua aplicabilidade e reconhecimento em cada livro analisado. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental a partir da concepção de autores como Fachín-Terán (2013), Giani (2010), Kenski (2003), entre outros. Ressaltamos que é apenas o inicio de uma reflexão ainda maior, visto que sabemos que a aprendizagem não se resume ao livro didático, mas a uma série de fatores que perpassam desde a formação dos professores até o planejamento de aulas atrativas, dentro e fora do espaço escolar. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/241