TY - JOUR AU - Fleira, Roberta Caetano AU - Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali PY - 2021 TI - RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CLASSES INCLUSIVAS JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 15 n. 29 (2021) KW - N2 - A escola tem dificuldade para atender à diversidade humana, uma vez que, ainda, conserva concepções e práticas pautadas em tendências pedagógicas que acreditam em um processo de aprendizagem homogeneizado, desconsiderando as diferenças que compõem o cenário escolar. Para compreender as relações entre as concepções dos professores que atuam em classes inclusivas e suas práticas em sala de aula, realizou-se uma entrevista estruturada com cinco professores da Educação Básica de uma escola pública inclusiva do Estado de São Paulo. O objetivo foi analisar as práticas inclusivas realizadas por esses professores em salas de aula para atender às especificidades de turmas que têm alunos autistas. Essa análise foi realizada a partir dos discursos dos professores usando a perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir da organização, codificação e categorização dos dados, foram relacionadas concepções e ações, observando principalmente aquelas que se relacionam com a ideia de incapacidade ou limitação sensorial, cognitiva ou de comunicação. Os discursos dos cinco professores dão ênfase à questão da interação social dos alunos pertencentes ao público-alvo da educação especial com seus pares e com os professores como fator importante para a harmonização do ambiente escolar. Acreditamos que este artigo possa colaborar com os professores que atuam na educação inclusiva com alunos autistas. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/2091