TY - JOUR AU - Oliveira, Maiara Bispo AU - Alencar, Edvonete Souza de AU - Freitas, Josiane Fujisawa Filus de AU - Souza, Sandra Regina de Oliveira de PY - 2021/03/26 TI - ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA:UM LEVANTAMENTO DE INVESTIGAÇÕES JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 15 n. 29 (2021) KW - N2 - O presente estudo tem como objetivo compreender por meio da pesquisa bibliográfica, como autores observam ou orientam, a partir de suas considerações, propostas de ensino e aprendizagem Matemática norteadoras e significativas para o aluno autista. A partir de nosso propósito de investigação, realizamos buscas no Banco de Teses da Capes e Portal de Periódicos com palavras retiradas do nosso objetivo de pesquisa, as quais nos indicaram a existência de poucos estudos relacionados ao ensino da disciplina a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Fizemos o filtro e leituras, selecionando 6 pesquisas relevantes ao tema. Posteriormente, realizamos a leitura completa e analisamos elementos que pudessem responder nossa questão investigativa sobre a existência de estratégias para o ensino de Matemática a alunos autistas. Apresentamos breves resumos de cada investigação, mostrando as potencialidades de cada pesquisa à temática investigada. Nosso referencial teórico apresenta as contribuições de Vygotsky e Maria Montessori que embasaram alguns estudos analisados. Por meio de nossas observações, percebemos a importância do uso de material concreto como uma possibilidade para o ensino de Matemática a alunos autistas e identificamos a necessidade de mais pesquisas que envolvam métodos diferenciados de ensino da disciplina. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/2086