TY - JOUR AU - Locatelli, Aline AU - dos Santos, Karine AU - Zoch, Alana PY - 2017 TI - UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, ABORDANDO A TEMÁTICA DOS AGROTÓXICOS / Potentially significant educational unit for the teaching of organic chemistry, addressing the theme of pesticides JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 9 n. 18 (2016) KW - N2 - A Química é uma das disciplinas em que os alunos apresentam grandes dificuldades de aprendizagem, sendo assim, para promover um ensino/aprendizagem de Química que seja significativo para os estudantes, considerando a sua realidade, utilizou-se a temática dos agrotóxicos, com o objetivo de ensinar os conceitos de química orgânica a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, interligando a educação à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA. Esta interligação objetivou permitir que os estudantes tenham a capacidade de analisar a realidade técnica de forma social, política, cultural e econômica, além das questões de saúde, despertando-lhes o espírito crítico para que, dessa forma, possam interferir nos acontecimentos cotidianos. Este trabalho apresenta dados referentes à avaliação da aprendizagem dos estudantes, que consistiu em uma análise de discurso francesa das histórias em quadrinhos (HQs), confeccionadas pelos estudantes. A UEPS descrita aqui foi aplicada para 22 estudantes, com idades variadas, em uma escola do meio rural. Os resultados apresentados mostram que HQs, quando utilizadas para avaliar a aprendizagem dos conteúdos por parte dos estudantes, dentro de uma UEPS, com enfoque CTSA, constituíram-se em um bom instrumento, uma vez que estimularam a relação entre ciência e cidadania dentro do contexto dos estudantes, como se pode identificar na análise dos resultados. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/204