TY - JOUR AU - Siemsen, Giselle Henequin AU - Lorenzetti, Leonir PY - 2020 TI - O ENSINO DE ASTRONOMIA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 14 n. 28 (2020) KW - N2 - Este estudo objetivou investigar as potencialidades de uma sequência didática interdisciplinar de Ensino de Astronomia, no Ensino Médio, para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica dos estudantes. Tal sequência foi desenvolvida em oito encontros, durante as aulas de Química. Esta investigação apresentou cunho qualitativo, baseado em uma pesquisa interventiva. A análise de dados ocorreu a partir da transcrição do áudio das aulas e produções textuais dos estudantes, com base na Análise Textual Discursiva, tendo como categorias a priori alguns parâmetros de Alfabetização Científica e Tecnológica. A sequência didática contemplou os parâmetros e promoveu discussões de caráter interdisciplinar e de tomada de decisão pelos educandos. Observou-se uma maior incidência de categorias de Alfabetização Científica frente a Alfabetização Tecnológica, devido principalmente às concepções restritas e a visão de desenvolvimento linear dos estudantes. Esse fator indica, portanto, um caminho para que estas discussões sejam aprofundadas e investigadas sob outras perspectivas. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1991