TY - JOUR AU - Silva, Karina Alessandra Pessoa da AU - Silva, Jaqueline Munise Guimarães da PY - 2020/11/19 TI - LABORATÓRIO DE QUÍMICA: AMBIENTE INVESTIGATIVO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 14 n. 28 (2020) KW - N2 - Neste artigo investigamos que recursos o laboratório de Química oferece ao desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para isso, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da modelagem como alternativa pedagógica e no entendimento de que o laboratório consiste em um ambiente investigativo em que atividades experimentais podem ser desenvolvidas. Os dados que subsidiaram nossas argumentações foram relatórios, gravações em áudio e vídeo de um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal do Paraná no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. A análise predominantemente qualitativa indicou que o laboratório possibilitou coleta de dados empíricos que auxiliaram a desenvolver uma interpretação matemática para o fenômeno investigado, bem como a mobilização de conhecimentos químicos, matemáticos e laboratoriais. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1990