%A Silva, Karina Alessandra Pessoa da %A Silva, Jaqueline Munise Guimarães da %D 2020 %T LABORATÓRIO DE QUÍMICA: AMBIENTE INVESTIGATIVO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA %K %X Neste artigo investigamos que recursos o laboratório de Química oferece ao desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para isso, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da modelagem como alternativa pedagógica e no entendimento de que o laboratório consiste em um ambiente investigativo em que atividades experimentais podem ser desenvolvidas. Os dados que subsidiaram nossas argumentações foram relatórios, gravações em áudio e vídeo de um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal do Paraná no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. A análise predominantemente qualitativa indicou que o laboratório possibilitou coleta de dados empíricos que auxiliaram a desenvolver uma interpretação matemática para o fenômeno investigado, bem como a mobilização de conhecimentos químicos, matemáticos e laboratoriais. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1990 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 124-136%V 14 %N 28 %@ 1984-7505 %8 2020-11-19