TY - JOUR AU - Santos, Terezinha Trindade dos AU - Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira AU - Araújo, Monica Dias de AU - Almeida, Whasgthon Aguiar de PY - 2020/11/19 TI - ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELOS MOLECULARES E IÔNICO JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 14 n. 28 (2020) KW - N2 - Explorar o caráter visual de modelos confeccionados com materiais reciclados pode ajudar a transpor as barreiras das dificuldades de comunicação entre professores e estudantes surdos no ensino de Ciências. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é refletir sobre a contribuição dos modelos moleculares e iônico para o ensino de Química com estudantes surdos. Para tanto, as aulas foram ministradas pela professora com o uso dos modelos confeccionados com bolinhas de rollon. A observação participante e questionário com perguntas fechadas e abertas foram usadas na coleta de dados. Os resultados mostraram que o caráter visual e manipulável dos modelos utilizados como recursos didáticos transpôs as dificuldades de comunicação com uma estudante surda e auxiliaram de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de ligações químicas. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1988