TY - JOUR AU - da Rosa, Cleci AU - Darroz, Luiz AU - Lima, Ingrid PY - 2017 TI - ENSINO DE CIÊNCIAS E AS ATITUDES CIENTÍFICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Science Teaching and Scientific Attitudes of Teachers of the Early Years of Elementary School JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 9 n. 18 (2016) KW - N2 - O presente trabalho relata um estudo relacionado à atitude científica e à práxis pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa decorre da indagação sobre a possibilidade de relação entre elas. No campo teórico centrou-se o estudo sobre o ensino de Ciências e a importância de discutir conhecimento científico nos anos iniciais. A coleta de dados ocorreu junto a um grupo de dezoito professores por meio de um questionário estruturado em cinco etapas. O objetivo estava em obter informações formativas, cognitivas e afetivas. Os resultados, organizados e classificados em categorias, apontaram haver uma relação entre as aulas e as atitudes dos professores, assim como evidenciou uma predominância de conteúdos em Biologia. Além disso, o estudo apontou haver um sentimento de gosto pela Ciência. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/194