TY - JOUR AU - Santos, Roberto Ribeiro dos AU - Costa, Jônatas Silva da AU - Corrêa, Jéssica Ariana de Jesus AU - Andrade, Silvia Cristina de Pádua PY - 2020 TI - TEMAS ESTRUTURANTES APLICADOS AO ENSINO DE FÍSICA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA EM ITAITUBA – PA JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 13 n. 27 (2020) KW - N2 - O ensino de Física vem passando por profundas reflexões e transformações ao longo dos últimos anos, cada vez mais busca-se por novos métodos de ensino que visem articular os conceitos abordados em sala de aula com a realidade dos alunos. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar as possibilidades do ensino de Física através de Temas como proposta metodológica de aprendizagem significativa no Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa foram cento e dez alunos e três professores da 2ª série do Ensino Médio. Aplicou-se questionários com questões objetivas e dissertativas, seguida de análise e discussão de resultados e proposta de intervenção. Alunos e professores destacaram que nas aulas está presente a contextualização, sendo isto positivo, pois é uma das características da proposta com Temas. Em oposição, a maioria dos discentes não conseguiu enunciar claramente um princípio físico envolvido em situações cotidianas. Os professores e alunos acreditam que o ensino de Física por meio de Temas possibilitaria melhor aprendizagem dos conteúdos da disciplina. Portanto, a proposta para a 2ª Série do Ensino Médio não impede a construção de novas propostas ou mesmo aprimoramento. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1842