TY - JOUR AU - Calado, Nathércia AU - Costa, Márcia AU - Cardoso, Andrezza AU - Paes, Lucilene AU - de Mello, Maria PY - 2017 TI - JOGO DIDÁTICO COMO SUGESTÃO METODÓLOGICA PARA O ENSINO DE BRIÓFITAS NO ENSINO MÉDIO JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 4 n. 6 (2011) KW - N2 - Este artigo tem a finalidade de propor um jogo didático aos professores de Biologia para o ensino de briófitas. As briófitas são criptógamas e plantas inferiores, cuja característica marcante é a ausência de estruturas complexas e de sistema condutor de seivas. Apesar de serem plantas inferiores, ainda há muita dificuldade no ensino e aprendizado deste conteúdo. Pensando nessa questão, e levando em conta a importância e vantagens dos jogos didáticos, esse trabalho sugere ao professor de Biologia um jogo de fácil preparação e baixo custo. A proposta baseia-se em um jogo de cartas chamado “Par Ideal”. Em algumas cartas terão imagens e dicas, e nas outras cartas, haverá os conceitos relacionados a essas dicas. O objetivo é de os alunos buscarem e encontrarem as cartas que se associam. Além da proposta do jogo, o artigo também tratará da possível forma de aplicação dentro da sala de aula. A aplicação do jogo poderá provar o conhecimento adquirido pelos alunos nas aulas teóricas. Além disso, fará com que tenham uma melhor fixação do assunto e poderá promover a participação ativa da parte dos mesmos. Para o professor, a atividade com o jogo o permitirá diagnosticar os erros de aprendizagem e as dificuldades dos alunos no decorrer da atividade. Enfim, o jogo tem o intuito de auxiliar tanto os professores de Biologia no processo de ensino com também os alunos no processo de aprendizagem. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/18