TY - JOUR AU - Furlanetto, Virginia AU - Dullius, Maria AU - Schossler, Daniela AU - Diedrich, Tiane PY - 2017/05/04 TI - ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA PROVA BRASIL JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 8 n. 16 (2015) KW - N2 - O presente trabalho refere-se a um estudo realizado a partir das respostas apresentadas por estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas brasileiras, a problemas matemáticos relacionados ao sistema avaliativo Prova Brasil. Os problemas foram propostos durante uma prática pedagógica desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Observatório da Educação e as resoluções, registradas pelos alunos em cadernos e simulados, foram analisadas sob a perspectiva das diferentes estratégias que podem ser utilizadas para resolver problemas. Este estudo caracteriza-se, segundo os procedimentos técnicos adotados, como um estudo de caso, e tem por objetivo, verificar quais estratégias os alunos utilizam para resolver problemas e verificar se estas podem contribuir para elevar o índice de acertos. Durante a prática e análise das resoluções, foram consideradas as estratégias Desenho, Tentativa e erro, Trabalhar em sentido inverso, Resolver um problema mais simples, Organização de tabelas, Eliminação e Cálculo formal. Na seleção dos problemas a serem propostos durante a intervenção pedagógica, buscou-se contemplar os diferentes conteúdos da Matriz de Referência do sistema avaliativo Prova Brasil, porém, neste trabalho, apresentamos a análise de alguns problemas que envolvem as operações com números racionais, semelhança de triângulos e propriedades dos polígonos, equivalência e comparação de frações, dentre outros. Constatou-se, com a investigação, que a estratégia mais utilizada pelos participantes foi o Cálculo formal, porém, na maioria dos problemas, estratégias alternativas demonstraram-se mais eficazes. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/169