TY - JOUR AU - Trindade, Daniela Sulamita Almeida da AU - Vieira, Esther Isabella da Trindade AU - Cordovil, Ronara Viana PY - 2020/01/02 TI - UMA PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA POR MEIO DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 12 n. 26 (2019) KW - N2 - Este artigo apresenta algumas reflexões com base na epistemologia fleckiana, apontando algumas concepções de museus, sugestivas de diferentes estilos de pensamento. Outro aspecto da teoria de Fleck, deslocada para a realidade desta pesquisa é a circulação intercoletiva de ideias, que consiste na comunicação de conceitos sobre a malária a um público não especializado. No cumprimento das atividades realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a pesquisa de cunho etnográfico e abordagem qualitativa, foi complementada com observações de campo in loco, realizada durante o ano de 2016, em uma escola municipal localizada na zona leste da cidade de Manaus-AM, e em visitas ao Ecomuseu do Seringal Vila Paraíso-ESVP. O objetivo é promover reflexões acerca do ensino de ciências, incluindo visitas ao Ecomuseu do Seringal Vila Paraíso, tomando como base alguns conceitos da epistemologia fleckiana. Os resultados indicam que os espaços e artefatos do ESVP possibilitam a circulação, comunicação e divulgação de saberes científicos (grupo esotérico), inclusive acerca da história da malária na Amazônia Legal, a um grupo de não especialistas (grupo exotérico), desde que o mediador domine a temática com profundidade e utilize recursos diversificados na interlocução dos conceitos científicos. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1675