%A Pinto, Gabriel Alves %A Moreira, Leonardo Maciel %D 2020 %T O TEATRO NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: %K %X O objetivo desta investigação foi explicitar tendências de pesquisas em ensino de ciências brasileiras que abordam o teatro de temática científica e estabelecer um diálogo com a pesquisa educacional baseada em artes. Foi utilizada metodologia qualitativa do tipo estado da arte, tendo-se como corpus de análise artigos constantes no Web Qualis da CAPES. Encontramos que os conteúdos curriculares mais abordados foram química, biologia, física e educação ambiental, e que os focos temáticos mais frequentes foram educação não formal e divulgação científica, história e filosofia da ciência e métodos e estratégias de ensino. Os métodos utilizados nas pesquisas analisadas foram estudo de caso e pesquisa-ação. Verificou-se que as pesquisas estão em diferentes distanciamentos em relação a PEBA. Esta investigação promove reflexões que sinalizam para a possibilidade de pesquisas em ensino de ciências permeadas pela estética. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1667 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 126-141%V 12 %N 26 %@ 1984-7505 %8 2020-01-02