%A Jesus, Daniela Santos de %D 2020 %T O PERFIL DOS QUESTIONAMENTOS APRESENTADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA %K %X No contexto do ensino de química, o questionamento surge como ferramenta útil na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências. Pela relevância que o livro didático assume na organização das aulas de Química, importa que este contribua para o processo de aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Esta pesquisa buscou identificar e verificar a qualidade dos questionamentos presentes nos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2015 e 2018. Para tanto, analisou-se todas as coleções aprovadas de acordo com a função e localização das questões, assim como o nível cognitivo das mesmas. Desse modo, observou-se que os livros didáticos de química apresentam um perfil de baixa qualidade para os questionamentos, ou seja, a maioria dos questionamentos são de confirmação ou de exploração, apresentando poucos questionamentos de síntese e avaliação. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1665 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 110-125%V 12 %N 26 %@ 1984-7505 %8 2020-01-02