TY - JOUR AU - Silva, Katiane Pereira da AU - Hussein, Fabiana R G Silva AU - Sutil, Noemi PY - 2020 TI - ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 12 n. 26 (2019) KW - N2 - Neste trabalho são analisados contribuições e limites de uma proposta educacional para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos, com base nos princípios formativos de Paulo Freire e Jürgen Habermas, destacando os conceitos de diálogo, problematização e entendimento. O desenvolvimento dessa proposta agrega a pesquisa com ênfase qualitativa envolvendo três etapas, em Curitiba, estado do Paraná, em 2015. A primeira etapa foi destinada a conhecer condições e características dos sujeitos envolvidos nas ações educativas. Na segunda etapa, com o reconhecimento de situações-limites, foram desenvolvidas atividades educacionais e materiais didáticos. Na terceira etapa, após o desenvolvimento das ações educativas, foram realizadas entrevistas com os participantes. Os dados foram analisados conforme Análise de Conteúdo. No que concerne às contribuições dessa proposta, destacam-se o diálogo, a problematização e a busca por entendimento. Contudo, foram identificados limites relacionados à percepção de alguns estudantes sobre esse processo. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1663