%A Jacaúna, Carmen %A Rocha, João %A Carvalho, Mary %D 2017 %T A EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA POR DOCENTES DOS CURSOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA- CESP/UEA %K %X O presente trabalho aborda a experiência de realização de Oficina de cunho Científico no âmbito do Subprojeto: Patrimônio Cultural e Memória no Assentamento de Vila Amazônia: um estudo de meio para inclusão social e desenvolvimento da Cultura Científica em Parintins- AM.Voltada para alunos de 8 o e 9o anos de Escolas Municipais no P. A. Vila Amazônia. Particularmente, Comunidade de Santa Maria (área urbana) à região da Valéria, associações organizadas do local, artesãos, agentes ambientais voluntários, professores e educadores da localidade. Objetivamos sob a ótica da divulgação científica apresentar o resultado desta oficina (como as demais), por ser voltada para diferentes públicos. Apontamos assim, alguns aspectos relevantes em contemplar este público nos espaços de educação não formal. A Oficina foi produzida e realizada por docentes dos Curso de Licenciatura em História e Geografia do Centro de estudos Superiores de Parintins CESP/ UEA. Utilizamos o Estudo de Meio como procedimento metodológico, enfocamos a ciênciacomo forma de cultura, discutindo também, as possibilidades de enriquecimento da área de divulgação cientifica a partir da integração entre profissionais. Por fim, a relevância para a comunidade externa se dá com o protagonismo social que podemos orientar por meio das oficinas, cujos resultados almejam inclusão social e desenvolvimento da cultura científica entre os participantes e estes se tornem propagadores no meio em que atuam a partir da percepçãode que todos os elementos físicos e sociais que compõem o patrimônio cultural do local são depositários da memória e fontes para a construção da história do lugar. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/162 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 214-223%V 8 %N 15 %@ 1984-7505 %8 2017-05-04