%A Brito, Rosângela C. %A Oliveira, Nilomar Vieira de %A Vasconcelos, Elizandra Rego de %D 2019 %T FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ANALISADA ATRAVÉS DE UM CURSO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS %K %X Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo analisar as percepções, possibilidades e desafios de professores de matemática no que tange ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em suas práticas didático-pedagógicas, a partir do processo de formação em serviço no âmbito do projeto piloto Amazonas+ Conectado. A partir dos dados coletados emergiram três categorias, sendo que, aqui, apresentaremos somente a categoria: Formação e realidade a partir da reflexão do professor. Para desenvolvimento desse trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos indicam que a formação ainda está distante das reais necessidades dos docentes, pois os dados apontam que os professores não conseguiram apropriar-se com segurança dos instrumentos tecnológicos durante a formação. Outro fator está relacionado à forma como essas formações são planejadas, sem conexão entre três eixos: a tecnologia, o pedagógico e o conteúdo (matemático). %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1535 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 72-86%V 12 %N 25 %@ 1984-7505 %8 2019-07-22