%A Wenzel, Judite Scherer %A Colpo, Camila Carolina %D 2019 %T A PRÁTICA DE LEITURA INTERATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA %K %X Este artigo apresenta um diálogo sobre a leitura interativa de Textos de Divulgação Científica por meio de uma estratégia desenvolvida com licenciandos de um Curso de Química. O objetivo consistiu em oportunizar interações mais qualificadas entre o leitor e o texto e, ainda, identificar as motivações desencadeadas para a leitura. Em sua metodologia, a pesquisa contempla métodos mistos e os dados foram construídos mediante a análise das respostas dadas para a estratégia de leitura. Nesta fez-se uso de quatro perguntas, tendo como base a tipologia apresentada por Mazzitelli, Maturano e Macías (2009): Perguntas textuais com respostas literais; Perguntas não textuais com respostas literais; Perguntas textuais com respostas inferenciais; Perguntas não textuais com respostas inferenciais. Por fim, os resultados construídos retrataram que a pergunta textual com resposta inferencial teve mais indícios de interação do leitor com o texto. Pela estratégia de leitura é possível afirmar que a leitura interativa é qualificada pela relação estabelecida entre a vivência do leitor, a forma do texto e a pergunta encaminhada. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1530 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 01-15%V 12 %N 25 %@ 1984-7505 %8 2019-07-22