TY - JOUR AU - Sarmento, Jackeline AU - Gomes, Salatiel PY - 2017 TI - APRENDENDO COM OS ABARÉS JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 8 n. 15 (2015): Número Especial KW - N2 - O projeto de aprendizagem „Aprendendo com os Abarés‟ objetivou evidenciar as contribuições do trabalho interdisciplinar e das socializações para o processo de aprendizagem das crianças do CMEI Cristo Rei. O trabalho interdisciplinar integra os conteúdos sem fragmentá-los desenvolvendo nas crianças uma visão mais abrangente e propiciando o desenvolvimento das diferentes linguagens, por meio de interações e brincadeiras. O projeto adotou como metodologia as sequências didáticas, a partir da leitura do livro Curumim Abaré imitando os animais, desenvolveu-se atividades que integraram todos eixos da Educação Infantil. Envolvendo 12 turmas nos turnos matutino e vespertino. Sendo 6 turmas de 1° período: 4 turmas com 25 alunos e duas turmas com 17 alunos e 6 turmas de 2° período com 25 alunos. O projeto dividiu-se em duas etapas: a primeira com atividades realizadas na sala de aula e áreas externas do CMEI e a segunda relativa a culminância desenvolvida em três dias. O projeto além de alcançar o objetivo proposto, proporcionou uma mudança na metodologia adotada no CMEI que passou a utilizar as sequências didáticas tornando o trabalho interdisciplinar e devolveu a criança o protagonismo, visto que grande parte do trabalho realizado centrava-se nas atividades desenvolvidas pelas docentes, após o projeto o centro de todo planejamento e execução do planejado passou a ser as crianças, que criam, aprendem e apresentam seus trabalhos nas socializações, desenvolvendo-se assim de forma integral. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/152