TY - JOUR AU - Souza, Eliseu AU - da Costa, Lucinete PY - 2017 TI - O CURRÍCULO NA ÓTICA DOS ESTUDANTES DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR PEDAGOGIA DE PARINTINS: PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 8 n. 15 (2015): Número Especial KW - N2 - Este trabalho é resultado de uma prática pedagógica desenvolvida em uma turma de professores em formação através do PARFOR em Parintins. O objetivo foi questionar os professores acerca das concepções do currículo que os mesmos possuem. Para coleta de dados utilizou-se da abordagem qualitativa. Estiveram envolvidos diretamente nesta ação onze professores, sendo de Parintins, Barreirinha e Faro, são professores com 10 a 22 anos de experiência na Educação Básica. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados uma sequência de estratégias que pudessem assegurar a resposta escrita em papel entregue pelo professor aos estudantes contendo uma única pergunta realizada no início e ao final da disciplina Currículo do Ensino Básico. Percebemos uma evolução na compreensão do currículo no decorrer dos trabalhos em sala de aula e que o mesmo atua na formação da identidade do professor uma vez que direciona as ações dos mesmos na prática educativa e ajuda-os a compreenderem os significados de ser professor e que por meio do currículo é possível construir, além dos saberes formais, cidadania, pois o currículo enquanto expressão da cidadania os prepara para discutir as políticas públicas, os direitos humanos, a própria política partidária que influencia diretamente a educação escolar. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/145