TY - JOUR AU - Martins, Paula AU - Aguiar, José AU - Barbosa, Ierecê PY - 2017 TI - O “ENSINANTE”, AS ORIGENS DO SABER CIENTÍFICO E OS OBSTÁCULOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO DO “APRENDENTE” JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 8 n. 15 (2015): Número Especial KW - N2 - Este trabalho trata da neurociência e sua relação com a origem do aprendizado do saber, enquanto conhecimento científico em sua necessidade de desenvolvimento do espírito científico. O objetivo traçado para a abordagem dentro da abordagem qualitativa visa refletir sobre o papel do professor na relação entre o ensinante e aprendente e os obstáculos causados pelo papel que desenvolve como transmissor dos conhecimentos. Nesse percurso o estudo bibliográfico compõe um conhecimento aprofundado do estado da arte que envolve este tema. Portando, todo o aporte teórico constituir-se-á no constructo a ser analisado posteriormente à luz dos estudos das “Origens do saber” em Giordan (1996), o desenvolvimento do “Espírito científico” em Bachelard (2005) e as concepções da neurociência em seus conceitos e definições em Herculano-Housel (2013). UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/142