TY - JOUR AU - Silva, Fabrícia Souza da AU - Santos, Sammya Danielle Florêncio dos AU - Terán, Augusto Fachín AU - Oliveira, Lindalva Sâmela Jacáuna de PY - 2018 TI - O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO MUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 11 n. 24 (2018) KW - N2 - Ambientes de aprendizagem sobre a exploração dos recursos amazônicos que possam ser utilizados para desenvolver práticas educativas contextualizadas relacionadas com o ensino de ciências são raros na Amazônia. O nosso objetivo foi analisar o potencial pedagógico do Museu do Seringal Vila Paraíso para trabalhar temáticas relacionadas ao ensino de ciências. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, descritiva, com enfoque fenomenológico. Os dados foram coletados tomando como base o roteiro de visita usado na disciplina ensino de ciências em espaços não formais. Durante o percorrido do local, tivemos a mediação de uma guia turística. O Museu tem potencial pedagógico para desenvolver atividades interdisciplinares, pois dispõe de diversos ambientes que podem ser utilizados para ensinar história, geografia, química e dentre outras disciplinas. Este espaço também favorece um aprendizado significativo para os alunos, uma vez que ele é rico em elementos do cotidiano amazônico que podem despertar nos educandos o interesse pelos conteúdos curriculares, assim como favorecer o despertar de sentimentos de cuidado relacionados ao meio ambiente.     There are few learning environments about the exploitation of Amazonian resources that can be used to develop contextualized educational practices related to science education. Our objective was to analyze the pedagogical potential of the Rubber tapping Museum in the Village Paradise, in order to work on themes related to science teaching. This is a qualitative and descriptive work with a phenomenological approach. The data were collected based on the visit script used in the subject of “science teaching in non-formal spaces”. During the tour, we had the aid of a tour guide. The museum has pedagogical potential to develop interdisciplinary activities, since it has several environments that can be used to teach history, geography, chemistry, and among other disciplines. This space also favors meaningful learning for students, since it is rich in elements of everyday Amazon that can raise the interest in curricular contents of students, as well as, foster the awakening of feelings of care related to the environment. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1281