TY - JOUR AU - Dattein, Raquel Weyh AU - Zanon, Lenir Basso PY - 2018 TI - ESCRITAS REFLEXIVAS COMPARTILHADAS: MOVIMENTOS FORMATIVOS DE PROFESSORES JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 11 n. 24 (2018) KW - N2 - O presente artigo analisa e discute, com apoio na perspectiva histórico-cultural, dimensões de iniciação à docência expressas em registros produzidos por 13 licenciandos bolsistas do PIBID/Ciências, incluindo a primeira autora, quatro supervisoras e o professor formador do subprojeto, totalizando o envolvimento de 18 sujeitos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla, que analisa narrativas procedidas em 13 Diários de Bordo (DB), na perspectiva de promover reflexões críticas na formação docente inicial. Por meio de uma pesquisa qualitativa, intentou-se identificar e analisar escritas reflexivas compartilhadas (ERC) no contexto formativo vivenciado no PIBID, com base na visão da Investigação-Ação com enfoque crítico e emancipatório (CARR; KEMMIS, 1988). A organização teórica e metodológica, baseada na Análise Textual Discursiva dos DB, possibilitou analisar discursos de cunho descritivo e interpretativo, possibilitando a percepção de tematizações que perpassavam o processo formativo: experimentação no ensino e na docência; o livro didático no ensino de Ciências; a pesquisa no ensino e na iniciação à docência em Ciências.     The present text intends to approach, through the historical-cultural perspective and critical reflections, the dimensions of initiation to teaching registered in 13 logbooks (DB or Diários de Bordo) produced by 13 PIBID / Science fellows, including the first author, four supervisors and the subproject teacher, totaling the involvement of 18 subjects. It is a cut of a broader research that analyzes narratives proceeded in 13 Diaries (DB), with the perspective of promoting critical reflections in the initial teacher training. Through a qualitative research, being a cut of a dissertation, with the intention of identifying and analyze shared reflexive writings (ERC; Escrita Reflexiva Compartilhada) in the formative context experienced in the PIBID, being this one organized based on the action research (IA; Investigação-Ação) with focus Critical and emancipatory. The methodological organization based in a textual-discursive analysis from the logbooks has enabled the diagnosis from the descriptive-interpretative approach, permitting the perception from the three subjects that had run through the formative process: education and teaching trial period, Science textbooks, a research on teaching Science and on introductory teaching system. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1276