TY - JOUR AU - Rodrigues, Talissa Cristini Tavares AU - Ferraro, José Luís Schifino AU - Harres, Batista Siqueira PY - 2018 TI - PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO SOBRE TECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO. JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 11 n. 24 (2018) KW - N2 - O presente estudo foi desenvolvido com 120 alunos, distribuídos em 24 grupos, de idades compreendidas entre 16 e 17 anos, cursando o último ano do Ensino Médio Politécnico, de uma escola pública de Porto Alegre. Objetivou-se investigar a concepção/ideias dos alunos a respeito da tecnologia e sua transformação na sociedade ao longo dos séculos. O discurso dos alunos possibilitou a emergência de três categorias: (1) relação ciência, conhecimento e tecnologia; (2) efeitos da tecnologia no comportamento humano; (3) tecnologia e saúde. O discurso dos alunos mostrou que no século XXI a tecnologia se faz muito presente no cotidiano que podemos considerá-la uma manifestação cultural. Pode-se observar ainda, nesse discurso, o reconhecimento de que, apesar da tecnologia ter auxiliado a sociedade a progredir, atualmente, esse processo parece reverso. O presente estudo corrobora a inserção do termo tecnologia, como uma discussão para todas as áreas do conhecimento abordadas no currículo do Ensino Médio, seja politécnico ou regular, tendo em vista que, no conhecimento fragmentado que se perpetua nas escolas, atualmente, a concepção sobre o termo fica restrita a uma relação de produto da ciência.     The present study was developed with 120 students, distributed in 24 groups, aged between 16 and 17 years old, attending the last year of Polytechnic High School in a public school in Porto Alegre. The objective was to investigate a students' conception / ideas about technology and its transformation in society over the centuries. The students' discourse enabled three categories: (1) relation between science, knowledge and technology; (2) technology effects on human behavior; (3) technology and health. The students' discourse showed that in the 21st century technology is very present in everyday life that we can consider it a cultural manifestation. It is also possible to observe in this discourse the recognition that, although technology has helped society to progress, today, this process reversed. The present study corroborates the insertion of the term technology, as a discussion for all knowledge's areas addressed in the High School curriculum, be it Polytechnic or regular, considering that, in the fragmented knowledge that perpetuates in schools, the conception about  The term is restricted a product of the science. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1273