TY - JOUR AU - Waldez, Fabiano AU - da Silva, Ronaldo AU - Duarte, Emerson AU - Moraes, Railma AU - Rabelo, Manuel AU - Gonçalves, Nilton AU - Baima, Anne AU - Rocha, Joelmir AU - Bernhard, Gustavo AU - Alves, Jaime PY - 2017 TI - OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ALTO SOLIMÕES, AMAZÔNIA BRASILEIRA JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 7 n. 13 (2014) KW - N2 - Realizamos pela primeira vez a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) na Mesorregião do Alto Solimões. Avaliamos o desempenho de estudantes nessa prova e indicamos estratégias de ensino-aprendizagem de biologia e ciências naturais, aplicáveis à melhoria do desempenho de discentes e docentes do ensino médio na região. Utilizamos como referencial livros de biologia do ensino médio para categorizar e quantificar as 30 questões da prova da IX OBB quanto à área e conteúdo específico. A porcentagem de acertos dos estudantes foi relacionada por área de conhecimento, ano do ensino médio, curso técnico e diferenças foram avaliadas por testes de significância. O desempenho da maior parte dos estudantes na prova da IX OBB foi menor que 50%, ficando abaixo da média regional do Estado do Amazonas. A aplicação do conhecimento formal em aulas práticas nos laboratórios de ciências naturais, o desenvolvimento de projetos e as experiências extraclasses, foram as principais revisões das práticas didáticas empregadas por professores. Desde 2010 houve aumento no número de discentes e de docentes do Instituto Federal do Amazonas - IFAM envolvidos em projetos de extensão e de pesquisa; em 2012 iniciou-se o planejamento para implantação dos laboratórios que contemplam o ensino e a pesquisa em ciências da natureza. Com isso, esperamos uma retroalimentação positiva entre o processo de ensino-aprendizagem de biologia no IFAM. Essa nova dinâmica e infraestrutura deverá aportar cultura científica e extensionista aos cursos técnicos. Proporcionando assim, aos profissionais e estudantes, aplicarem seus conhecimentos em um contexto de articulação das escolas com a sociedade. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/108